Saltos, giros e rolamentos

Universidade Salgado de Oliveira. Pró-reitoria Acadêmica Curso: Educação Física
 Saltos, giros e rolamentos


ALUNOS QUE APRESENTARAM
   
  • Ana Paula Croce
  • Arthur Miranda Franco
  • Lucas de Almeida
  • Pedro Henrique Costa
  • Rayssa Ribeiro
  • Sabrine Lorena
  • Tainara Duque
  • Talita Nocelli

 Trabalho apresentado à disciplina
Ginástica I do curso de Educação Física
 Da Universidade Salgado de Oliveira.
Universo – como parte de VT
                                                                                            
Orientador: Joaquim Ramalho
                             
Juiz de Fora, 5 de junho de 2013


Saltos: Objetivos: Cada aluno irá realizar os exercícios dentro de suas possibilidades e na maneira própria de expressão.
Também nem se pode ter a preocupação imediata com as qualidades dos movimentos, porque é na vivência que os alunos vão se aperfeiçoando.
O importante é tentar vencer os desafios que se apresentam, pois a perseverança, a confiança e a busca de ser cada vez melhor impulsionam o movimento corporal e são fundamentais para e evolução pessoal.
Para a execução correta dos saltos, convém que façam com que os músculos fiquem aptos para conseguir melhor efetividade e alinhamento.
Podemos classificar os saltos em 5 fases:
1- Preparação: Posição correta e ereta do corpo
2- Alinhamento: Elevação dos braços
3- Execução
4- Deslocamento
5- Terminação
Giros:  Também conhecidos como piruetas, pivôs, voltas e significam girar sobre uma ou duas pernas. Podem também ser executado com os joelhos, sustentando o corpo.
Posições: Altas – Médias  - baixas. No mesmo lugar com ou sem deslocamentos, lentos ou rápidos (sem perde o equilíbrio) e podem ser realizados com saltos.
Rolamento:  É uma técnica empregada nas artes marciais, que consiste em executar um movimento circular com eixo no abdômen, se mantendo sobre as costas de maneira transversa (diferente de uma cambalhota de circo, em que se rola para frente, não em diagonal.)Educadores físicos entendem que todos deveriam saber executar um rolamento corretamente, assim podendo evitar grande parte dos danos provocados ao corpo por quedas simples. Em lutas onde a queda é muito valorizada essa técnica educa o praticante a manter sua integridade nesses momentos. Essa técnica é usada no parkour para absorver impacto com segurança e também para direcionar a energia e manter o movimento (roulade ou PK roll), com a integridade física do corpo, evitando lesões ao seu joelho. Essa técnica também é realizada na ginástica.
Objetivo dos Rolamentos -> Desenvolver a adaptação e domínio da alternância dinâmica de posições corporais, experimentarem a sensação de rolar e recuperar o equilíbrio promovendo adaptações as rotações.
Metodologia dos Rolamentos -> '' Descrição técnica de um rolamento de frente ''
Partindo da posição de pé, com as pernas unidas, flexionar os joelhos, apoiar as mãos espalmadas no solo á frente do corpo, as mãos na largura dos ombros e cotovelos flexionados, dedos voltados para frente, flexionar a cabeça a frente encostando o queixo no peito e impulsionando o corpo com as pernas, rolar para frente sobre as costas (mantendo os joelhos unidos e pés em flexão plantar ao subirem do chão). Ao completar 360° de rotação, finalizar o movimento em apoio sobre os pés, elevando-se a posição de pé, com elevação dos braços estendidos, assumindo a posição ereta.
Parada de 2 apoios ( Posição Invertida )
Objetivo: Desenvolver o equilíbrio estático, reconhecer a posição vertical invertida do corpo e ganha de consciência da tonicidade corporal.
Metodologia 1° fase :  Os alunos deverão colocar as mãos no chão de forma quadrúpede, com os braços alinhados ao ombro e sempre estendidos, a cabeça alinhada ao tronco reconhecendo a posição invertida e verificando a resistência dos braços  ao peso do corpo.
2° fase :  Após assimilação da posição invertida e verificação da resistência dos braços o aluno o aluno deverá elevar o quadril e lançar uma de suas pernas para o ar alternando as pernas.
3° fase: Com o quadril suspenso, as duas pernas deverão ser lançadas simultaneamente para o alto ganhando altura até certo limite, que deverá ser auxiliada pelo professor.
Conclui-se que a parada Invertida ( de dois apoios ) podemos ajudar no desenvolvimento das habilidades do aluno, como noção de espaço, força, coordenação, equilíbrio e auxiliar na percepção dos movimentos corporais.
Banco Sueco: Banco de madeira medindo ( 5 , cinco) metros de comprimento por 20 cm de largura e altura de 20 cm. Excelente substituto da trave de equilíbrio quando invertido ( nas aprendizagens iniciais ) .
Estes bancos podem ser adaptados em espaldares, ( pelos ganchos )  ou nos cavaletes duplos possibilitando inclinações em diferentes ângulos e alturas.
 A parte mais estreita do banco pode ser utilizada como base para a trave de equilíbrio, para desenvolver de uma maneira geral e destrezar de maneira geral. ( saltos, giros e rolamentos.... )
Plinto : Aparelhos pesados e não fixos.
-> Modalidade Ejinastica Artistica ( Fem. e Mas )
-> Aparelho que ser de apoio para execução de saltos. São compostas de caixas retangulares sobrepostas, de tamanho crescente e encaixadas umas nas outras, sendo almofadada a superior.



Tipos de Plinto:
A) Obliquo:  As caixas vão se estreitando do sentido inferior até o ápice. Serve para simular um muro que o aluno vai transpor.
B) Vertical : As caixas se mantém iguais até o topo.

Programa de Treino
1)      Rolamento Frontal: Rolamento Frontal: Dê um braço à frente, coloque o braço da frente junto ao pé da frente (o braço pode tocar no solo). Encolha/baixe a cabeça (olhando para trás de si) e empurre o corpo para frente com a perna de trás. Deixe o corpo rolar para frente desde o ombro à anca. Mantenha os pés flectidos durante o rolamento. Acabe o rolamento com as mãos estendidas para frente.

2)       Saltos para frente e para trás: Posição inicial em frente ao step (barreira colocada pelo profissional) com os pés paralelos, pernas semiflexionadas, saltando para frente, em seguida flexiona um pouco mais a perna e dê impulso para trás, dando outro salto, logo após voltando no mesmo salto para frente.

3)       Giros Laterais: Os cones devem estar em formato de triângulo na área de corrida, separados com uma distância de um metro. Partindo a linha de corrida, o aluno deve percorrer os três cones, girando em ziguezague, finalizando e indo para o próximo exercício.

4)      Step salto lateral: Os steps são colocados um do lado do outro, com um espaço entre eles de 80 cm. O aluno deverá saltar por cima do step partindo do meio, com as duas pernas semiflexionadas, saltando para o lado esquerdo, e voltando ao meio com o salto, e vai para o próximo exercício.

5)       Salto frontal com rolamento lateral: São usados quatro cones, duas cordas e um colchão, as duas cordas serão amarradas nos cones, formandos dois barreiras, com uma distância de aproximadamente 80 cm e na frente o colchão. O aluno deverá ficar com as duas pernas semiflexionadas, na frente do primeiro obstáculo saltando, como no segundo também, após o rolamento lateral, digamos um rolamento sobre o ombro direito, viramos a cabeça para a esquerda durante o rolamento e olhamos para algo específico. E em seguida indo para o próximo exercício.

6)       Giro em formato de oito: Com dois cones um em frente do outro, com uma distância de aproximadamente 80 cm, o aluno deverá correr girando em ziguezague entre os dois cones formando assim um 8, finalizando indo para o próximo.

7)       Rolamento: Fique agachado de costas para o colchão, apoiando-se na ponta dos pés, os braços dobrados e as mãos sobre os ombros. As palmas devem estar voltadas para cima. Evite apoiar-se sobre todo o pé.  Desequilibre o corpo para trás encostando os quadris no colchão. Mantenha a boca fechada e o queixo encostado no peito. Flexione as pernas. Assim seu corpo ficará como uma bola. Não lance as costas sobre o colchão antes de lançar os quadris. Assim que suas costas tocarem o colchão, coloque também as palmas das mãos sobre ele. Não se esqueça de manter o corpo como uma bola e de colocar as mãos no colchão. Quando os quadris estiverem no alto, você deve usar os braços para auxiliar o movimento. Assim evita-se que a cabeça toque o colchão. Mantenha o corpo como uma bola. Após completar o giro, apóie-se na ponta dos pés e volte à posição agachada com os braços estendidos para a frente. Não continue apoiando as mãos sobre o colchão para auxiliar a volta do corpo.

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