JOGOS RECREATIVOS
Universidade Salgado de Oliveira. Pró-reitoria Acadêmica Curso: Educação Física
Jogos
recreativos
ALUNOS QUE APRESENTARAM:
- Ana
Paula Croce
- Arthur
Miranda Franco
- Lucas
de Almeida
- Pedro
Henrique Costa
- Rayssa
Ribeiro
- Sabrine
Lorena
- Tainara
Duque
- Talita
Nocelli
Trabalho apresentado à disciplina
Recreação do curso de Educação Física
Da Universidade Salgado de Oliveira.
Universo – como parte de VT
(Verificação de trabalho)
Orientador: Joaquim Ramalho
Juiz de Fora, 5 de junho de 2013
Jogos Recreativos
1 Queimada Invertida
Material: Bola de Vôlei ou de Borracha
Desenvolvimento: É dividida a turma em dois times, um time em cada lado da
quadra, é escolhido o quadra campo. Começa a queimada e quando um aluno é
queimado ele passa para a outra equipe. Vence a equipe que conseguir ficar com
mais aluno no seu time.
2 Futsal Recreativo
Material: Cabo de Vassoura e bola de tênis
Desenvolvimento: Formado duas equipes com 5 alunos cada, cada aluno com um cabo
de vassoura de 1 metro. Objetivo é fazer gol no time adversário empurrando a
bola com o bastão. Não é permitido entrar na área, pois também não existe
goleiro, e também se o cabo de vassoura toca no adversário é falta, na marca do
Pênalti sem goleiro.
3 Handebol Recreativo
Material: Bola de Handebol e Bambolê
Desenvolvimento: Dois times de seis alunos, ½ quadra e um bambolê amarrado no
gol. Cada bola que passar por dentro do bambo lê vale um gol. Quando a bola não
passar pelo meio do bambo lê a equipe que arremessou perde a posse da bola; a
outra equipe dará saída no circulo central.
4. Corrida Pô
Os participantes são divididos em grupos, cada grupo fica
na linha de fundo (linha de escanteio) da quadra, ao sinal do professor um
aluno de cada lado sai correndo em cima das linhas laterais e linha do meio de
quadra, quando os alunos se encontrarem eles realizam a brincadeira de joguei
pô (pedra, papel e tesoura), quem ganhar a disputa continua correndo,
quem perdeu volta para o fim da fila e o aluno que estiver na fila deve sair
correndo e assim sucessivamente, ganha quem conseguir chegar lá linha de fundo
adversária.
5 Vôlei Recreativo
Material: Bola de Vôlei e rede de vôlei armada
Desenvolvimento: Formado dois times, um em cada lado da quadra, então começa o
jogo de vôlei adaptado (segura a bola com as duas mãos, saque depende da força
do aluno). Então um aluno saco, o do outro time pega, passa a bola pra três
colegas e então o 3º pega e joga pro campo adversário, se a bola caiu no chão,
então todos da equipe que deixaram a bola cair tem que fugir para o funda da
quadra sem que ninguém seja pego. Se pegar o aluno passa para o outro time e
fica com mais alunos.
Variação: Quando for ponto e o aluno ser pego, é marcado ponto e conta mais um
ponto para cada aluno que foi pego.
6 Basquete Recreativo
Material: Bola de Basquete e Coletes
Desenvolvimento: Formado dois ou mais times, o jogo se passa na quadra de
basquete. O objetivo é fazer o a bola passar por 10 alunos, quando isso
acontece o time marca um ponto. Explicar os tipos de passe para os alunos
”Peito, Picado, Sobre a Cabeça e de Ombro” e os fazer usarem os passes. “Não é
permitido tocar no aluno que está com a bola e nem na bola, o aluno que está
com a bola pode ficar com ela em suas mãos até 5 segundos, não pode andar e nem
bater a bola” se alguns desses itens forem violados será marcado e cobrada uma
falta.
Variação: Mesmas regras, mas introduzindo a cesta.
7 Pega-Pega Congelante
Desenvolvimento: Apenas um aluno como
pegador, objetivo é tentar congelar os outros alunos. Para o aluno congelado
ficar livre novamente, um dos alunos livres deve passar por das penas do aluno
congelado.
8 Pega-Pega por Baixo das Penas
Desenvolvimento: É formado um circulo
com todos os alunos e são escolhido um pegador e um fugitivo. O pegador pega o
fugitivo, se pegar inverte as ações. O fugitivo também pode passar por baixo
das pernas de alguém no circulo aí o pegador vira fugitivo, o aluno que passou
por baixo das pernas fica sentado no lugar do aluno que agora virou pegador.
9 Jogo dos sete passes
Material: 1 bola
Formação: Dois grupos
Organização: Após a divisão dos participantes em dois grupos, solicitar que os
mesmos se espalhem pela área de jogo.
Desenvolvimento: O jogo terá início com a bola ao alto. A equipe de posse de
bola deverá tentar efetuar sete passes, sem que haja interrupção da equipe
adversária. A cada sete passes efetuados com êxito, a equipe marcará um ponto,
reiniciando assim a contagem.
Nota 01: A contagem dos passes deverá ser efetuada em voz alta e clara.
Nota 02: A cada bola interceptada pela equipe adversária a contagem reinicia do
zero.
10
Handfut
Material: 1 bola
Formação: Dois grupos
Organização: Dois grupos na área de jogo, definindo um participante para o gol.
Desenvolvimento: Os alunos trocam passes com as mãos entre sua equipe, mas só
podendo realizar o gol com os pés ou com a cabeça, concluindo o lançamento.
11
Mina
Material: 1 bola de voleibol, Rede de voleibol ou elástico ou cordão, Giz ou
fita
Formação: Dois grupos
Organização: Os grupos ocuparão a área de jogo, sendo cada lado dividido em
quatro partes, numerando-as da seguinte forma: zona de ataque números três e
quatro, e zona de defesa, números um e dois.
Desenvolvimento: O jogo seguirá a dinâmica do voleibol, sendo a pontuação
realizada a partir da queda da bola nas zonas numeradas. Exemplo: a bola
tocando o solo na zona de ataque três, vale três pontos.
Nota 01: O grupo deverá definir um número de pontos para a partida ser vencida,
possibilitando às equipes a opção de ataques em determinadas zonas e
dificultando o fechamento da partida pela necessidade de se atingir um número
exato a partir dos pontos.
Nota 02: O grupo poderá, junto com o monitor, acrescentar regras como: a equipe
que ultrapassar o número preestabelecido perderá dez pontos.
Nota 03: A equipe poderá ir somando os pontos de acordo com o recebimento da
bola. Exemplo: o participante recebe a bola na zona de número quatro, passa a
bola para o participante da zona de número três, nisso todos deverão gritar a
soma desses números, no caso, sete. E assim sucessivamente. Ganha o ponto quem
conseguir fazer mais “pontos”.
Desenvolvimento: Os
arcos ou bambolês deveram ser espalhados pela área onde se desenvolverá a
brincadeira (quadra poliesportiva, campo de futebol, pátio, etc), sem um arco a
menos que o n° de participantes).
Ao sinal "coelhinho sai da toca" que é dado pelo participante que não
tem nenhum arco, os demais e também a criança que deu o sinal deverão procurar
um novo arco, ou seja, uma nova toca.
Este
procedimento deverá se repetir até que as crianças não estejam mais
concentradas na brincadeira, neste momento uma nova brincadeira deve ser
iniciada.
13
Rouba bandeira
Desenvolvimento: Separa-se dois grupos de crianças de
igual número, sendo admitida uma criança a mais em um dos grupos, no caso do
total ser ímpar. Dispostos na linha central, cada grupo no seu campo, devem
tentar no momento oportuno, burlando a vigilância dos adversários, roubarem a
bandeira do grupo contrário e trazê-la para o seu campo. Quem invadir o campo
do adversário e for tocado, deve ficar imóvel (“colado”) no lugar, só
podendo sair dali se for “salvo”, isto é, se algum dos seus companheiros vier
tocá-los. Se o jogador for “colado” quando estiver com a bandeira do outro
time, esta deve voltar para o seu local de origem. Ganha o jogo, a equipe que
primeiro trouxer a bandeira do grupo adversário para seu campo.
13. Corrida
de sapo
Desenvolvimento:
Os
concorrentes estarão alinhados agachados em linha de partida. Ao sinal dado,
todos devem partir em pulos agachados.
Vence
quem primeiro atingir a linha de chegada.
15
Corrida das três pernas
Desenvolvimento:
As duplas partem a um sinal determinado para uma linha de chegada, com os pés
amarrados: o pé direito de um com o pé esquerdo do parceiro.
Será
vencedora a dupla que chegar primeiro.
JOGOS RECREATIVOS – são jogos que têm por objetivo recrear ou
distrair as crianças através de atividades de integração que também desenvolvam
os conteúdos de formação cognitiva, motora e de lazer.
Através dos Jogos Recreativos
são integradas as necessidades sociais e bio-psico-fisiológicas, proporcionando
a sua integração ao meio ambiente e desenvolvendo a sua socialização.
Na Educação infantil e no
Ensino Fundamental os Jogos Recreativos são motivadores e ativadores do
interesse dos alunos por brincadeiras, jogos imitativos e cantados, entre
outros, para constante motivação das crianças.
Os Jogos Recreativos revigoram
o corpo do aluno, melhoram a sua coordenação motora global, possibilitam leveza
aos movimentos, facilitam a desinibição, permitindo à criança se integrar no
meio em que vive.
A sua utilização na Educação é
de capital importância , pois a sua prática ajudará na formação integral da
criança e do jovem . Os Jogos Recreativos são os principais meios utilizados
pela Educação Física e Educação Psicomotora e outras disciplinas para o
desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de conteúdos programáticos para
os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Bibliografia
BLOG DA EDUCADORA PRISCIL, 2013 em: <http://educadorapriscilaedfisica.blogspot.com.br/2013/01/35-jogos-recreativos-de-corrida.html>.
Acesso em 30 de maio de 2013.
BLOG RECRETIVO, 2008 em: <http://recreativossantosfc.blogspot.com.br/>.
Acesso em 30 de maio de 2013.
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