Jogos recreativos

Universidade Salgado de Oliveira. Pró-reitoria Acadêmica Curso: Educação Física

  Jogos recreativos
 ALUNOS QUE APRESENTARAM 
  • Ana Paula Croce
  • Arthur Miranda Franco
  • Lucas de Almeida
  • Pedro Henrique Costa
  • Rayssa Ribeiro
  • Sabrine Lorena
  • Tainara Duque
  • Talita NocellI 
Trabalho apresentado à disciplina
Recreação do curso de Educação Física
 Da Universidade Salgado de Oliveira.
Universo – como parte de VT
 (Verificação de trabalho)                                                                                               
Orientador: Joaquim Ramalho
 Juiz de Fora, 5 de junho de 2013

 Jogos Recreativos

1 Queimada Invertida
Material: Bola de Vôlei ou de Borracha
Desenvolvimento: É dividida a turma em dois times, um time em cada lado da quadra, é escolhido o quadra campo. Começa a queimada e quando um aluno é queimado ele passa para a outra equipe. Vence a equipe que conseguir ficar com mais aluno no seu time.


2 Futsal Recreativo
Material: Cabo de Vassoura e bola de tênis
Desenvolvimento: Formado duas equipes com 5 alunos cada, cada aluno com um cabo de vassoura de 1 metro. Objetivo é fazer gol no time adversário empurrando a bola com o bastão. Não é permitido entrar na área, pois também não existe goleiro, e também se o cabo de vassoura toca no adversário é falta, na marca do Pênalti sem goleiro.

3 Handebol Recreativo
Material: Bola de Handebol e Bambolê
Desenvolvimento: Dois times de seis alunos, ½ quadra e um bambolê amarrado no gol. Cada bola que passar por dentro do bambo lê vale um gol. Quando a bola não passar pelo meio do bambo lê a equipe que arremessou perde a posse da bola; a outra equipe dará saída no circulo central.

4. Corrida Pô

Os participantes são divididos em grupos, cada grupo fica na linha de fundo (linha de escanteio) da quadra, ao sinal do professor um aluno de cada lado sai correndo em cima das linhas laterais e linha do meio de quadra, quando os alunos se encontrarem eles realizam a brincadeira de joguei pô (pedra, papel e tesoura), quem ganhar a disputa continua correndo, quem perdeu volta para o fim da fila e o aluno que estiver na fila deve sair correndo e assim sucessivamente, ganha quem conseguir chegar lá linha de fundo adversária.

5 Vôlei Recreativo
Material: Bola de Vôlei e rede de vôlei armada
Desenvolvimento: Formado dois times, um em cada lado da quadra, então começa o jogo de vôlei adaptado (segura a bola com as duas mãos, saque depende da força do aluno). Então um aluno saco, o do outro time pega, passa a bola pra três colegas e então o 3º pega e joga pro campo adversário, se a bola caiu no chão, então todos da equipe que deixaram a bola cair tem que fugir para o funda da quadra sem que ninguém seja pego. Se pegar o aluno passa para o outro time e fica com mais alunos.
Variação: Quando for ponto e o aluno ser pego, é marcado ponto e conta mais um ponto para cada aluno que foi pego.

6 Basquete Recreativo
Material: Bola de Basquete e Coletes
Desenvolvimento: Formado dois ou mais times, o jogo se passa na quadra de basquete. O objetivo é fazer o a bola passar por 10 alunos, quando isso acontece o time marca um ponto. Explicar os tipos de passe para os alunos ”Peito, Picado, Sobre a Cabeça e de Ombro” e os fazer usarem os passes. “Não é permitido tocar no aluno que está com a bola e nem na bola, o aluno que está com a bola pode ficar com ela em suas mãos até 5 segundos, não pode andar e nem bater a bola” se alguns desses itens forem violados será marcado e cobrada uma falta.
Variação: Mesmas regras, mas introduzindo a cesta. 



7  Pega-Pega Congelante
Desenvolvimento: Apenas um aluno como pegador, objetivo é tentar congelar os outros alunos. Para o aluno congelado ficar livre novamente, um dos alunos livres deve passar por das penas do aluno congelado.
8  Pega-Pega por Baixo das Penas
Desenvolvimento: É formado um circulo com todos os alunos e são escolhido um pegador e um fugitivo. O pegador pega o fugitivo, se pegar inverte as ações. O fugitivo também pode passar por baixo das pernas de alguém no circulo aí o pegador vira fugitivo, o aluno que passou por baixo das pernas fica sentado no lugar do aluno que agora virou pegador.
9 Jogo dos sete passes
Material: 1 bola 
Formação: Dois grupos
Organização: Após a divisão dos participantes em dois grupos, solicitar que os mesmos se espalhem pela área de jogo.
Desenvolvimento: O jogo terá início com a bola ao alto. A equipe de posse de bola deverá tentar efetuar sete passes, sem que haja interrupção da equipe adversária. A cada sete passes efetuados com êxito, a equipe marcará um ponto, reiniciando assim a contagem.
Nota 01: A contagem dos passes deverá ser efetuada em voz alta e clara. 
Nota 02: A cada bola interceptada pela equipe adversária a contagem reinicia do zero.

10 Handfut
Material: 1 bola

Formação: Dois grupos
Organização: Dois grupos na área de jogo, definindo um participante para o gol.
Desenvolvimento: Os alunos trocam passes com as mãos entre sua equipe, mas só podendo realizar o gol com os pés ou com a cabeça, concluindo o lançamento.

11 Mina
Material: 1 bola de voleibol, Rede de voleibol ou elástico ou cordão, Giz ou fita
Formação: Dois grupos
Organização: Os grupos ocuparão a área de jogo, sendo cada lado dividido em quatro partes, numerando-as da seguinte forma: zona de ataque números três e quatro, e zona de defesa, números um e dois.
Desenvolvimento: O jogo seguirá a dinâmica do voleibol, sendo a pontuação realizada a partir da queda da bola nas zonas numeradas. Exemplo: a bola tocando o solo na zona de ataque três, vale três pontos. 
Nota 01: O grupo deverá definir um número de pontos para a partida ser vencida, possibilitando às equipes a opção de ataques em determinadas zonas e dificultando o fechamento da partida pela necessidade de se atingir um número exato a partir dos pontos.
Nota 02: O grupo poderá, junto com o monitor, acrescentar regras como: a equipe que ultrapassar o número preestabelecido perderá dez pontos.
Nota 03: A equipe poderá ir somando os pontos de acordo com o recebimento da bola. Exemplo: o participante recebe a bola na zona de número quatro, passa a bola para o participante da zona de número três, nisso todos deverão gritar a soma desses números, no caso, sete. E assim sucessivamente. Ganha o ponto quem conseguir fazer mais “pontos”.

12 Coelhinho sai da toca
Desenvolvimento:  Os arcos ou bambolês deveram ser espalhados pela área onde se desenvolverá a brincadeira (quadra poliesportiva, campo de futebol, pátio, etc), sem um arco a menos que o n° de participantes). 
Ao sinal "coelhinho sai da toca" que é dado pelo participante que não tem nenhum arco, os demais e também a criança que deu o sinal deverão procurar um novo arco, ou seja, uma nova toca.

Este procedimento deverá se repetir até que as crianças não estejam mais concentradas na brincadeira, neste momento uma nova brincadeira deve ser iniciada.

13 Rouba bandeira  
Desenvolvimento: Separa-se dois grupos de crianças de igual número, sendo admitida uma criança a mais em um dos grupos, no caso do total ser ímpar. Dispostos na linha central, cada grupo no seu campo, devem tentar no momento oportuno, burlando a vigilância dos adversários, roubarem a bandeira do grupo contrário e trazê-la para o seu campo. Quem invadir o campo do adversário e for tocado, deve ficar imóvel (“colado”) no lugar, só podendo sair dali se for “salvo”, isto é, se algum dos seus companheiros vier tocá-los. Se o jogador for “colado” quando estiver com a bandeira do outro time, esta deve voltar para o seu local de origem. Ganha o jogo, a equipe que primeiro trouxer a bandeira do grupo adversário para seu campo.

13.  Corrida de sapo
Desenvolvimento:
Os concorrentes estarão alinhados agachados em linha de partida. Ao sinal dado, todos devem partir em pulos agachados.
Vence quem primeiro atingir a linha de chegada.

15 Corrida das três pernas
Desenvolvimento: As duplas partem a um sinal determinado para uma linha de chegada, com os pés amarrados: o pé direito de um com o pé esquerdo do parceiro.
Será vencedora a dupla que chegar primeiro.

 

JOGOS RECREATIVOS – são jogos que têm por objetivo recrear ou distrair as crianças através de atividades de integração que também desenvolvam os conteúdos de formação cognitiva, motora e de lazer.
Através dos Jogos Recreativos são integradas as necessidades sociais e bio-psico-fisiológicas, proporcionando a sua integração ao meio ambiente e desenvolvendo a sua socialização.
Na Educação infantil e no Ensino Fundamental os Jogos Recreativos são motivadores e ativadores do interesse dos alunos por brincadeiras, jogos imitativos e cantados, entre outros, para constante motivação das crianças.
Os Jogos Recreativos revigoram o corpo do aluno, melhoram a sua coordenação motora global, possibilitam leveza aos movimentos, facilitam a desinibição, permitindo à criança se integrar no meio em que vive.
A sua utilização na Educação é de capital importância , pois a sua prática ajudará na formação integral da criança e do jovem . Os Jogos Recreativos são os principais meios utilizados pela Educação Física e Educação Psicomotora e outras disciplinas para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de conteúdos programáticos para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

 Bibliografia

BLOG DA EDUCADORA PRISCIL, 2013 em: <http://educadorapriscilaedfisica.blogspot.com.br/2013/01/35-jogos-recreativos-de-corrida.html>. Acesso em 30 de maio de 2013.

BLOG RECRETIVO, 2008 em: <http://recreativossantosfc.blogspot.com.br/>. Acesso em 30 de maio de 2013.

BLOG DO RECREDOR, 2008 em: < http://gruponegativo.blogspot.com.br/>. Acesso em 30 de maio de 2013.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saltos, giros e rolamentos

Agilidade, Velocidade e Ginástica de Condicionamento Físico.