Agilidade, Velocidade e Ginástica de Condicionamento Físico.

Universidade Salgado de Oliveira. Pró-reitoria Acadêmica Curso: Educação Física
 Agilidade, Velocidade e Ginástica de Condicionamento Físico.
 ALUNOS QUE APRESENTARAM:
- Alana Duque
- Ana Carolina Oliveira
- Antonio Carlos
- Douglas Fernandes
- Evandro Costa
- Henderson Victor
- Leonardo Faggioro
- Leonardo Simeão
- Letícia Drumond
- Renan Carvalho
- Thais Garcia
- Thatiane Garcia
  
Trabalho apresentado à disciplina
Ginástica I do curso de Educação Física
 Da Universidade Salgado de Oliveira.
Universo – como parte de VT
 (Verificação de trabalho)                                                                                               
Orientado: Joaquim Ramalho
  Juiz de Fora, 22 de maio de 2013
Agilidade
É a capacidade de deslocar o corpo no espaço o mais rápido possível, mudando o centro de gravidade de posição, sem perder o equilíbrio e a coordenação dos movimentos.
A agilidade aparece bastante nas atividades esportivas e recreativas, assim como em movimentos relacionados ao nosso dia-a-dia. Por exemplos nos esportes: Futebol, voleibol, basquete, boxe, entre outros. Nas atividades recreativas: Pega-pega, queimada, pique bandeia. Nas atividades do cotidiano: Desviar de algum objeto lançado em nossa direção.
Velocidade
Segundo (GOMES TUBINO,1977) ele considera que a mais completa definição é a do belga FAUCONNIER que define velocidade como “a qualidade particular do músculo e das coordenações neuromusculares que permite a execução de uma sucessão rápida de gestos que, em seu encadeamento, constituem uma só e mesma ação, de uma intensidade máxima e de uma duração breve ou muito breve.”

(GOMES TUBINO,1977) classifica velocidade em três tipos:

- VELOCIDADE DE REAÇÃO: “entendemos por velocidade de reação o tempo requerido para ser iniciado uma resposta a um estímulo específico.”

- VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: “é a capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para o outro. Também é conhecida como velocidade de movimento, se destaca nos esportes coletivos e também em provas de velocidade do atletismo.”

- VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS (INFERIORES E/OU SUPERIORES) : “é muito importante em vários desportos e há também uma grande necessidade de seu reconhecimento em atletas por parte dos treinadores . Como o próprio nome já diz velocidade de movimento dos membros (superiores e inferiores) é a habilidade de mover braços e/ ou pernas tão rápido quanto o possível .”
  
Ginástica de condicionamento físico.
É um programa de treinamento que utiliza principalmente exercícios aeróbicos (esteira, bicicleta ergométrica, dentre outros) visando o condicionamento cardíaco e pulmonar.
Visa à melhora da força, potência e resistência muscular, da condição cardiorrespiratória, da flexibilidade; evitando vícios posturais, desequilíbrios musculares, etc. Utilizam aparelhos, halteres, barras, bastões, etc.; 
Programa de Treino:

1)  Corda: De pé, pernas semiflexionadas e abertas na linha dos ombros, braços estendidos ao lado do corpo, segurando cada extremidade da corda com uma das mãos. Posicione a corda atrás dos pés e rotacione-a para frente, passando a corda por cima da cabeça, e salte com os dois pés juntos quando ele tocar o chão.  
2)  Abdominal Remador: Deitado ao chão com as pernas e braços estendidos, flexionando os braços e as pernas ao encontro. Elevando o joelho na altura do ombro. (Fazendo o movimento de remada), voltando à posição inicial.
  
3)  Escada de chão: Posição inicial em frente à escada com os pés juntos paralelo ao ombro, com as pernas semiflexionadas,saltando para o  primeiro degrau ,em seguida com as pernas abertas no mesmo degrau, em seguida para o próximo degrau assim sucessivamente até o final da escada. Retornando ao ponto de
Partida.
 4)  Quadrado de Agilidade: De pé, com um pé avançado a frente imediatamente atrás da linha de partida. Ao sinal do avaliador, deverá deslocar-se até o próximo cone em direção diagonal, Na seqüência, corre em direção ao cone a sua esquerda e depois se desloca para o cone em diagonal (atravessa o quadrado em diagonal). Finalmente, corre em direção ao ultimo cone, que corresponde ao ponto de partida. O aluno deverá tocar com uma das mãos cada um dos cones que demarcam o percurso. O cronometro deverá ser acionado pelo avaliador no momento em que o avaliado realizar o primeiro passo tocando com pé o interior do quadrado.

5)  Flexão: Mãos espalmadas ao chão, braços paralelos na largura dos ombros, colocando o corpo em posição paralelo ao solo, (decúbito frontal) estendendo as pernas juntas, semiflexionadas. Executando o movimento flexionando os braços, trazendo o ombro de encontro ao solo, voltando a posição inicial. 
 6)  Velocidade Cíclica: Os cones devem estar dispostos em linha reta na área da corrida. Partindo da linha de saída após ouvir o apito, o aluno deve percorrer os 20 metros no menor tempo possível. Ao final, marca-se o tempo gasto pelo aluno para completar o percurso. O cronometro só deve ser acionado quando o aluno iniciar a corrida.

 7)  Velocidade Acíclica: Os cones devem estar dispostos em linha reta na área da corrida, separados por uma distancia de 2 metros. Partindo da linha de saída após ouvir o apito, o aluno deve percorrer os 20 metros passando pelos cones (em ziguezague), no menor tempo possível. Ao final, marca-se o tempo gasto pelo aluno para completar o percurso.

8)  Agachamento com apoio: Posição inicial em pé, descendo para posição de apoio, mãos espalmadas ao chão, braços paralelos na largura dos ombros, colocando o corpo em posição paralelo ao solo. Estendendo as pernas juntas semiflexionadas,executando o movimento flexionando os braços, indo ao encontro com o solo,voltando a posição inicial de apoio , em seqüência , voltando a posição em pé saltando com os braços estendidos.
  
9)  Step: De pé atrás do step, pernas paralelas e braços estendidos ao longo do tronco. Flexione uma das pernas e suba no step, certificando-se de pisar no centro da plataforma. Suba o outro pé e desça, apoiando uma perna de cada vez no chão. Volte ao inicio e recomece com a outra perna. O exercício melhora o condicionamento cardiorrespiratório, desenvolvimento da coordenação, do ritmo, capacidade de reação e da velocidade.

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