Agilidade, Velocidade e Ginástica de Condicionamento Físico.
Universidade Salgado de Oliveira. Pró-reitoria Acadêmica Curso: Educação Física
ALUNOS QUE APRESENTARAM:
- Alana Duque
- Ana Carolina Oliveira
- Antonio Carlos
- Douglas Fernandes
- Evandro Costa
- Henderson Victor
- Leonardo Faggioro
- Leonardo Simeão
- Letícia Drumond
- Renan Carvalho
- Thais Garcia
- Thatiane Garcia
Trabalho apresentado à disciplina
Ginástica I do curso de Educação Física
Da Universidade
Salgado de Oliveira.
Universo – como parte de VT
(Verificação de
trabalho)
Orientado: Joaquim Ramalho
Juiz de Fora, 22 de maio de 2013
Agilidade
É a capacidade
de deslocar o corpo no espaço o mais rápido possível, mudando o centro de
gravidade de posição, sem perder o equilíbrio e a coordenação dos movimentos.
A agilidade
aparece bastante nas atividades esportivas e recreativas, assim como em
movimentos relacionados ao nosso dia-a-dia. Por exemplos nos esportes: Futebol,
voleibol, basquete, boxe, entre outros. Nas atividades recreativas: Pega-pega,
queimada, pique bandeia. Nas atividades do cotidiano: Desviar de algum objeto
lançado em nossa direção.
Velocidade
Segundo (GOMES
TUBINO,1977) ele considera que a mais completa definição é a do belga
FAUCONNIER que define velocidade como “a qualidade particular do músculo e das
coordenações neuromusculares que permite a execução de uma sucessão rápida de
gestos que, em seu encadeamento, constituem uma só e mesma ação, de uma
intensidade máxima e de uma duração breve ou muito breve.”
(GOMES TUBINO,1977) classifica velocidade em três tipos:
- VELOCIDADE DE REAÇÃO: “entendemos por velocidade de reação o tempo requerido para ser iniciado uma resposta a um estímulo específico.”
- VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: “é a capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para o outro. Também é conhecida como velocidade de movimento, se destaca nos esportes coletivos e também em provas de velocidade do atletismo.”
- VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS (INFERIORES E/OU SUPERIORES) : “é muito importante em vários desportos e há também uma grande necessidade de seu reconhecimento em atletas por parte dos treinadores . Como o próprio nome já diz velocidade de movimento dos membros (superiores e inferiores) é a habilidade de mover braços e/ ou pernas tão rápido quanto o possível .”
(GOMES TUBINO,1977) classifica velocidade em três tipos:
- VELOCIDADE DE REAÇÃO: “entendemos por velocidade de reação o tempo requerido para ser iniciado uma resposta a um estímulo específico.”
- VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: “é a capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para o outro. Também é conhecida como velocidade de movimento, se destaca nos esportes coletivos e também em provas de velocidade do atletismo.”
- VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS (INFERIORES E/OU SUPERIORES) : “é muito importante em vários desportos e há também uma grande necessidade de seu reconhecimento em atletas por parte dos treinadores . Como o próprio nome já diz velocidade de movimento dos membros (superiores e inferiores) é a habilidade de mover braços e/ ou pernas tão rápido quanto o possível .”
Ginástica
de condicionamento físico.
É um programa de
treinamento que utiliza principalmente exercícios aeróbicos (esteira, bicicleta
ergométrica, dentre outros) visando o condicionamento cardíaco e pulmonar.
Visa à melhora
da força, potência e resistência muscular, da condição cardiorrespiratória, da
flexibilidade; evitando vícios posturais, desequilíbrios musculares, etc.
Utilizam aparelhos, halteres, barras, bastões, etc.;
Programa de Treino:
1)
Corda:
De pé, pernas semiflexionadas e abertas na linha dos ombros, braços estendidos
ao lado do corpo, segurando cada extremidade da corda com uma das mãos.
Posicione a corda atrás dos pés e rotacione-a para frente, passando a corda por
cima da cabeça, e salte com os dois pés juntos quando ele tocar o chão.
2) Abdominal Remador:
Deitado ao chão com as pernas e braços estendidos, flexionando os braços e as
pernas ao encontro. Elevando o joelho na altura do ombro. (Fazendo o movimento
de remada), voltando à posição inicial.
3) Escada de chão:
Posição inicial em frente à escada com os pés juntos paralelo ao ombro, com as
pernas semiflexionadas,saltando para o
primeiro degrau ,em seguida com as pernas abertas no mesmo degrau, em
seguida para o próximo degrau assim sucessivamente até o final da escada.
Retornando ao ponto de
Partida.
4) Quadrado de Agilidade:
De pé, com um pé avançado a frente imediatamente atrás da linha de partida. Ao
sinal do avaliador, deverá deslocar-se até o próximo cone em direção diagonal,
Na seqüência, corre em direção ao cone a sua esquerda e depois se desloca para
o cone em diagonal (atravessa o quadrado em diagonal). Finalmente, corre em
direção ao ultimo cone, que corresponde ao ponto de partida. O aluno deverá
tocar com uma das mãos cada um dos cones que demarcam o percurso. O cronometro
deverá ser acionado pelo avaliador no momento em que o avaliado realizar o
primeiro passo tocando com pé o interior do quadrado.
5) Flexão:
Mãos espalmadas ao chão, braços paralelos na largura dos ombros, colocando o
corpo em posição paralelo ao solo, (decúbito frontal) estendendo as pernas
juntas, semiflexionadas. Executando o movimento flexionando os braços, trazendo
o ombro de encontro ao solo, voltando a posição inicial.
6) Velocidade Cíclica:
Os cones devem estar dispostos em linha reta na área da corrida. Partindo da
linha de saída após ouvir o apito, o aluno deve percorrer os 20 metros no menor
tempo possível. Ao final, marca-se o tempo gasto pelo aluno para completar o
percurso. O cronometro só deve ser acionado quando o aluno iniciar a corrida.
7) Velocidade Acíclica:
Os cones devem estar dispostos em linha reta na área da corrida, separados por
uma distancia de 2 metros. Partindo da linha de saída após ouvir o apito, o
aluno deve percorrer os 20 metros passando pelos cones (em ziguezague), no
menor tempo possível. Ao final, marca-se o tempo gasto pelo aluno para
completar o percurso.
8) Agachamento com apoio:
Posição inicial em pé, descendo para posição de apoio, mãos espalmadas ao chão,
braços paralelos na largura dos ombros, colocando o corpo em posição paralelo
ao solo. Estendendo as pernas juntas semiflexionadas,executando o movimento
flexionando os braços, indo ao encontro com o solo,voltando a posição inicial
de apoio , em seqüência , voltando a posição em pé saltando com os braços
estendidos.
9) Step:
De pé atrás do step, pernas paralelas e braços estendidos ao longo do tronco. Flexione
uma das pernas e suba no step, certificando-se de pisar no centro da
plataforma. Suba o outro pé e desça, apoiando uma perna de cada vez no chão.
Volte ao inicio e recomece com a outra perna. O exercício melhora o condicionamento
cardiorrespiratório, desenvolvimento da coordenação, do ritmo, capacidade de
reação e da velocidade.
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