o que você sabe sobre isso

Colesterol x Atividade Física

Na década de 1970, pesquisadores da Universidade de Stanford estudam a relação entre a atividade física e a redução do colesterol. E comprovaram que os níveis de colesterol dos praticantes de corrida eram melhores, se comparados aos dos sedentários. Isso porque a corrida é um exercício aeróbio, benéfico para sistema cardiorespiratório.

Essa alteração nos índices de colesterol, provocada pela atividade física, ocorre porque, durante o exercício, a circulação sanguínea é aumentada, ativando o fluxo de sangue nas veias e artérias. Isso evita que as gorduras – os triglicérides e o LDL – se instalem e se acumulem nas paredes das artérias.
Ao evitar o acúmulo de gordura, o coração fica protegido de um dos fatores de risco mais perigosos para doenças cardiovasculares: a aterosclerose.

Além de proteger o coração, enrijecer os músculos e aumentar o condicionamento físico, os exercícios também colaboram para o controle do colesterol. E as boas notícias não param por aí: enquanto diminuem os níveis de LDL - o colesterol ruim - os exercícios ajudam a elevar o HDL, o colesterol bom.

A prática de exercícios pode alterar a produção das enzimas que controlam os níveis de gordura do nosso sangue. A LPL, a enzima que destrói os triglicerídeos e aumenta os níveis de colesterol-HDL (colesterol bom), foi encontrada em quantidades elevadas entre os praticantes de exercícios aeróbios. Além disso, a perda de gordura corporal irá aumentar a ação da LPL.

A hepatolipase (HL) é a enzima que remove o bom colesterol, o HDL, e o destrói. Os exercícios de resistência tendem a diminuir a quantidade de HL, ajudando a aumentar o nível de HDL.

Porém, por causa do conteúdo hereditário, nem todos conseguem a mesma resposta frente aos valores das frações do colesterol com o exercício.

Não existe um exercício melhor que o outro, tudo depende de quem vai praticar. Dessa forma vale escolher uma atividade física que proporcione prazer, os exercícios da moda ou que pareçam mais eficazes pode não ter o mesmo efeito do que uma simples caminhada, pois o importante é que a pessoa sinta-se bem durante a prática.

Começar pela caminhada é uma boa pedida para quem é sedentário. Essa atividade não requer grande nível de condicionamento físico, tampouco equipamentos ou acessórios sofisticados. Outra vantagem é que da caminhada é possível evoluir para esportes que exijam mais preparo, como a corrida.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Aprenda a Conviver e Driblar o STRESS

O stress não é um mal puramente físico, causado pelo mau funcionamento de um órgão, pela má formação congênita, por um acidente de trânsito, por hábitos alimentares ruins. Ele não é hereditário, não é detectado pelo ultra som, nem raio X. Não se cura com gesso, nem com  remédio específico, muito menos com um tratamento de desintoxicação. As fontes de stress estão em todo lugar, em cada esquina, no trabalho, dentro de casa, na TV na fila do banco. E os sintomas são pouco perceptivos, se confundem com outros males. E assim, o stress vai se instalando na sociedade como um todo.
O stress tem 04 estágio: alerta, resistência, quase exaustão e exaustão. Os sintomas são mais evidentes nos dois últimos casos.

Como identificar os indícios de alguém, ou você mesmo, está estressado?

O indivíduo que atravessa um quadro de stress acaba por se tornar mais apreensivo, seu nível de observação diminui, a mente enfraquece e deixa de ser acessada facilmente, provocando uma alteração da percepção do ambiente.
Em termos físicos, os distúrbios ligados ao sistema nervoso são comuns, como astenia (sensação de fraqueza e fadiga), tensão muscular acompanhadas por cãibras e formação de fibralgias (nódulos dolorosos nos músculos dos ombros e das costas), tremores, sudorese, cefaleias e enxaquecas (dores de cabeça), lombalgias e braquialgias (dores nas costas e braços), hipertensão arterial, palpitações e dores urinarias. Todos estes sintomas podem ser percebidos pela própria pessoa e relatados ao médico pelo paciente.
Em termos psicológicos, Segundo Marcelo da Rocha Carvalho, incluem medos, ruminação de ideias, exacerbação de atos obsessivos e sociopáticos (aumento da sensibilidade, o indivíduo que se sente ameaçado discute com mais facilidade, gerando situações inadequadas em seu grupo social), além de rituais compulsivos como refazer inúmeras vezes a mesma coisa. Também ocorre a queda ou o aumento do apetite, alterações do sono, apatia, indiferença e perda de interesse sexual.

¨O stress é o resultado do homem criar uma civilização que ele, o próprio homem, não consegue suportar.¨




MUDANÇAS QUE AFETARAM NOSSAS VIDAS


A Era Industrial mudou o conceito de TEMPO e TRABALHO. 

O TEMPO livre passou a ser utilizado para atividades que proporcionem um bem ao trabalho e o TRABALHO se tornou cansativo, tedioso e exaustivo. Levando uma rotina com RITMO EXCESSIVO, POSTURA INADEQUADA, ESFORÇO FÍSICO, MOVIMENTOS REPETITIVOS e CONDIÇÕES FÍSICAS INADEQUADAS.
Na Era Tecnológica surgiu a TV, o Computador e outros recursos que facilitam a vida e nos exigi baixa Demanda Física e proporciona uma baixa Interação Social.
Com isso o SEDENTARISMO ganhou espaço em nossas vidas, nos levando a uma briga:
 Saúde x Doenças
Saúde = Bem estar e ao Estilo de Vida adotado.
Doença = Mobilidade e Mortalidade Prematura
Vale ressaltar que as Consultas Médicas frenquentes previne doenças, prolonga a vida e Melhora nossa Qualidade de Vida.
ESTILO DE VIDA E QUALIDADE DE VIDA
Mais o que é estilo de vida?

São os padrões de comportamento ou os modos que o indivíduo tipicamente vive (CORBIN,1994). Conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas (NAHAS,2001).

Mudar o estilo de vida é adquirir hábitos saudáveis

Quais mudanças as pessoas devem fazer se quiserem viver mais e com melhor qualidade de vida?

Os pesquisadores do laboratório de população humana, do Departamento de Saúde de Califórnia, publicaram uma lista de práticas básicas de saúde que estão associadas a longevidade.
  1. Exercícios regular;
  2. Sono adequado;
  3. Um bom café da manhã;
  4. refeições regulares;
  5. Controle de peso;
  6. Abstinência de cigarros e drogas;
  7. Uso moderado do álcool.
O estudo concluiu que os homens poderiam adicionar 11 anos de vida e as mulheres, sete, simplesmente seguindo seis dos setes hábitos (SHARKEY,1998).


quinta-feira, 28 de abril de 2011


Postura Saudável



Como anda sua Postura?

Postura é aquela em que o indivíduo onde exige pequeno esforço da musculatura e dos ligamentos para se manter nessa posição. Assim ele encontra o melhor equilíbrio ortostático.

Quais as consequência da Má Postura?

- Dor no pescoço
- Dor nas costas
- Dor nos braços ou ante-braço
- Dor nas mãos
- Desconforto
- Sensação de cansaço

A má postura é um hábito adquirido na infância e, se não corrigido, carrega-se por toda vida, com várias consequências, entre elas os desvios posturais, Érica Verderi (2005).

A má postura esta diretamente relacionada com as doenças mecânicas: lordose, escoliose e cifose.

Diz-se que a postura é boa quando cumpre a finalidade para a qual é usada com eficiência máxima e esforço mínimo.(GARDINER, 1995)

Faz-se necessário uma constante observação individual para monitorar sua postura afim de torná-la cada vez mais correta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saltos, giros e rolamentos

Agilidade, Velocidade e Ginástica de Condicionamento Físico.